quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Arte de Portas Abertas

O Artista Vitor Frias Martins participa da Edição deste ano "Arte de Portas Abertas", o Artista vai expor trabalhos com o Rio como tema, e trabalhos das séries "Jardim das Delícias" e "Surrealismo com Signos", são trabalhos modernistas bem coloridos, com textura e a exploração da semiótica na composição artística.


Na Casa do Barão de Santa Teresa. A casa do Barão para quem não conhece fica na Rua Fonseca Guimarães Nº1 - Santa Tereza. Ao lado do Bar do Mineiro. Dias 17 e 18, sábado, das 11 às 20hs e domingo, das 11 às 18hs.


Começa amanhã, 16, a Primeira Bienal Internacional de Ocupação Pública no Rio, e dia 17 a 23a edição do "Arte de Portas Abertas", movimento cultural que agita Santa Teresa e um dos mais importantes do Brasil no segmento!


O “Arte de Portas Abertas” transforma, desde 1995, o bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, em uma grande mostra de artes visuais. Artistas ocupam as diversas galerias, ateliês e espaços culturais espalhados pelas ruas de Santa Teresa de forma independente. Aliado ao charme, ótimos restaurantes e ao valor arquitetônico do bairro, o evento é um prato cheio para quem quer unir arte e gastronomia.
Além de colorir Santa Teresa, o evento abre o leque, pela primeira vez, para outros bairros da cidade. A programação começa em dia 16 de agosto, com a 1ª Bienal Internacional de Ocupação Pública – Chave Mestra, que reúne obras de artistas brasileiros, franceses e argentinos, no Campo de Santana, na Praça da República, além do debate com Guilherme Vergara na Faculdade de Direito da UFRJ, e se entende até 05 de setembro com a exposição coletiva do projeto “Souvenir dos Sonhos” no Consulado da Argentina, em Botafogo.
O Arte de Portas Abertas tornou-se um evento único no calendário cultural da cidade. Entre os dias 17 e 18, sábado e domingo, das 11 às 18hs, serão 35 ateliês abertos e mais de 50 artistas cobrindo todo o perímetro do bairro, em seus próprios locais de trabalho ou exposições em cinco centros culturais, além dos 22 restaurantes e lojas que participam do evento.
Com uma produção diversificada e utilização de diferentes conceitos e materiais, estarão expostos gravuras, desenhos, pinturas, aquarelas, esculturas, fotografias, cerâmicas, infoarte, designs, objetos, maquetes, instalações e arte popular. Uma oportunidade ímpar para conhecer os artistas, ver de perto seus trabalhos nas oficinas onde são concebidos e produzidos e, ainda, conversar e descobrir um pouco mais sobre o seu universo de trabalho e seu estilo de vida.
O Arte de Portas Abertas conta com um público estimado de 30.000 visitantes. Ruas e ladeiras recebem os visitantes que se multiplicam enquanto os ateliês abrem suas portas. Fruto da articulação de artistas e moradores, o projeto cresceu no decorrer dos anos impulsionando de maneira decisiva uma renovação urbana e social no bairro. Hoje Santa Teresa é reconhecida em grande parte do país como um pólo gerador de cultura pela concentração e produção de mais de 50 ateliês, três museus e inúmeros centros culturais com programação permanente. Em 2013 o evento chega a sua 23ª edição e integra a série de comemorações aos 10 anos da Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa.

Nenhum comentário: